A Central da Caatinga é uma organização que reúne cooperativas de agricultores familiares do semiárido brasileiro. Ela foi criada em 2000, com o objetivo de melhorar a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Inicialmente, a Central da Caatinga era chamada de “Grupo Unidos no Sertão”. Ela foi formada por um grupo de 20 mulheres que participavam da Feira Nacional dos Agricultores/as Familiares em Juazeiro-BA. As mulheres começaram a vender seus produtos orgânicos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Em 2003, a Central da Caatinga criou a marca “O Sabor Natural do Sertão”. A marca foi criada para ajudar a identificar os produtos da agricultura familiar e promover a sua comercialização.
Em 2016, a Central da Caatinga foi reestruturada e passou a chamar-se Central de Comercialização de Cooperativas da Caatinga. A nova estrutura permitiu à Central da Caatinga ampliar sua atuação e seus resultados.
Atualmente, a Central da Caatinga é composta por 9 cooperativas em 7 Territórios de Identidade. A organização tem mais de 20 empreendimentos na base organizacional e trabalha para fortalecer a economia solidária e contribuir com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.
video 2