Você já deve ter visto esse selo na maioria dos produtos orgânicos que encontra à venda aqui na loja, mas o que pouca gente sabe é que existem 2 tipos de certificação de orgânicos possíveis aqui no nosso país. Uma é por Auditoria, e a outra é pelo Sistema Participativo.
A Certificação por Auditoria é quando uma empresa certificadora credenciada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) avalia, por meio de auditoria, se os produtos respeitaram os regulamentos técnicos dos orgânicos, desde o plantio até chegarem ao consumidor final. Visitas periódicas são feitas ao agricultor após a certificação inicial, para verificar o cumprimento das normas. Ao Ministério cabe a fiscalização do trabalho das certificadoras.
Já o Sistema Participativo, são grupos formados por agricultores, consumidores, comerciantes e/ou organizações públicas ou privadas que atuam na rede de produção orgânica. Este grupo é chamado de Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC) e também precisa estar credenciado junto ao MAPA. Mas é através da auto-certificação que o grupo estabelece a garantia necessária para que a comercialização dos produtos orgânicos aconteça. Em outras palavras, um vizinho vigia o outro, e garante que ninguém descumpra com as diretrizes de certificação.
Da próxima vez que você for comprar um produto orgânico, por curiosidade, verifique o selo.

Escreva sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *